Roda de conversa

Roda de conversa com realizadores/as: processos criativos e formação profissional

Sábado, 7/10, às 15h. Duração: 2h/aula

Local: Colégio Estadual Dr. Antônio Ricaldi
Mediação: Profa. Cristiane Lima
Participantes:

Júlio Lem e Deivison Chioke (realizadores do curta Democracia Digital)

Júlio Lem é agente cultural com experiência em desenvolvimento de projetos sociais e atua em comunidades. Também é escritor, ator, músico compositor, editor de  áudios e atualmente estuda audiovisual na UFSB. Premiado várias vezes em concursos e festivais de música, teatro e literatura no estado de São Paulo e Bahia.

Deivison Chioke é cineasta, cineclubista, editor e artesão, entre suas obras estão Linguagem da Voz, Atlântico – a um oceano de casa, Brasilidades, Vieira, Murilo e eu, Invisible Garbage, Eu sou Brasil, Gritaram-me Justiça, Democracia Digital e Reminiscências de um Corpo Estudantil.

Bianca Vitória (realizadora do curta Chama Maré) – Professora, Artivista , Poetisa, compositora, produção e direção  ( em caráter estudantil) no audiovisual.

Isabella de Menezes Rodrigues Cordeiro (realizadora do curta Você consegue me enxergar?) -Isabella,  21 anos e faça som, imagem e movimento na UFSB. De montes claros, Minas Gerais. Atualmente trabalha com edição de vídeo com  experiências na área audiovisual.

Hugo Gomes do Nascimento (realizador do curta Mangueio)

Artista/pesquisador, músico autodidata, e arte-educador, Hugo do Nascimento é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará [2009-15], com participação em projetos de extensão [Territórios Híbridos] e de pesquisa [Percursos da Imagem na Arte Contemporânea]. Atualmente, é mestrando no Programa de Diversidade Sociocultural do Museu Paraense Emilio Goeldi, onde tem pesquisado as relações arte-território na Amazônia contemporânea, e recém ingresso do curso de Som, Imagem e Movimento, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Heloisa Orselli e Thais Hofman (realizadoras do curta lugar comum)

Heloisa Orselli, “Talvezlola” – estudante em Bacharelado Interdisciplinar em Artes – UFSB. No ano de 2023 tem dois curtas selecionados no F.EST.A: “Lugar Comum” onde é diretora e realizou as animações e “Pérola Rosé”, o qual participou na direção, como também realizou a edição e as animações presentes no filme. Teve outro curta selecionado “Presa no escorrer de mim” no F.EST.A de 2022.

Thais Hofman – estudante em Bacharelado Interdisciplinar em Artes –  UFSB. Diretora e produtora do curta “O mensageiro” selecionado no IV F.EST.A Festival Estudantil de Audiovisual. Autora da Obra Quiromante apresentada no 2° Seminário em Rede da UFSB.  Com obras selecionadas também, pelo Edital Salão de Artes de Porto Seguro, com a escultura “Quiromante” e o vídeo arte “Lugar Comum”, este, atuando como editora e produtora.

Cristiane Marques (Produtora e roteirista do documentário Pra Não Deixar Acabar) 

Cristiane Marques Oliveira é policial militar, historiadora e graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Em sua carreira inicial no mundo do audiovisual atuou como produtora e diretora no seu primeiro documentário intitulado “Entre Cigarras e Andorinhas, de 2022. Participou também como assistente de produção no vídeo clipe ” Intensidade”, do artista Guilherme Barreto, de 2022 e tem como sua principal realização o documentário “Pra Não Deixar Acabar”, que terá uma continuação. Suas principais funções neste último foram de roteiro e direção, áreas as quais possui maior afinidade. 

João Macedo (realizador do curta  Lauro de Freitas em: Guerra)

João Macedo tem 21 anos e é estudante da Área de Concentração em Cinema e Audiovisual no Bacharelado Interdisciplinar em Artes na UFBA. Participa pela segunda vez do F. EST.A, ano passado com “O Corre Pelo Sonho” e neste ano com “Lauro de Freitas em: Guerra”. Tem uma paixão especial pela montagem/edição desde 2016, portanto, segue produzindo suas obras com um enfoque especial neste processo.

Anna Luiza Avelar Leite (realizadora do curta metragem “Pérola Rosé”)

Estudante do Som, Imagem e Movimento (SIM) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com habilitação em Artes Visuais. Com 32 anos de idade, natural de Bocaiúva, no norte de Minas Gerais. Tem profundo interesse e foco nas áreas de cenografia e produção multimídia.