RODA DE CONVERSA: AUDIOVISUAL E POLÍTICAS CULTURAIS NO SUL DA BAHIA
Sábado, 26/11, às 15h. Duração: 2h.
Local: Colégio Estadual Drº Antônio Ricaldi
Ementa: Conversa sobre o audiovisual em sua dimensão política, social, comunicacional e educativa. A cultura como espaço de produção de vínculos, mas também de enfrentamentos. O papel do audiovisual nas disputas narrativas e enquanto instrumento de registro, memória e história. A pluralidade de vozes e visões de mundo no território sul baiano. Desafios para as políticas culturais, demandas sociais e possibilidades para o audiovisual.
Mediação: Clarissa Santos (UFSB)
Convidados/as:

Míriam Conceição da Silva (Instituto Brasil Chama África e Projeto Vila Criativa – Santo André) – Natural do Rio de Janeiro, moradora em Santo André – Santa Cruz Cabrália há 30 anos. Assistente social, produtora cultural, Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da UFSB. Ativista cultural, sempre defendeu as manifestações de cultura afro, popular e tradicionais; em dez anos como gestora do Centro de Cultura de Porto Seguro – SECULT-BA, lutou para a ocupação desse espaço por esses agentes culturais e como presidente do Instituto Cultural Brasil Chama África, fundada em 2007, sempre inseriu as manifestações ancestrais nas lutas, trabalhando o empoderamento das Mulheres Negras e da Juventude. Atualmente é responsável pela Vila Criativa, em Santo André, espaço que privilegia a cultura popular, que vai desde a capoeira, ao samba de roda, passando por rodas de danças indígenas e outras tradições locais. É autora do livro A história do movimento negro em Porto Seguro – BA (2022).

Carleone Filho (Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura de Porto Seguro) – Diretor do CEMPEC, Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura – Professor de Língua Portuguesa e Literatura. Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil, Seccional Porto Seguro – Ator, Diretor de Teatro e possui formação em Crítica de Artes, realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/FUNCEB. Na área de artes visuais tem obras expostas (esculturas) em caráter permanente no Museu dos Descobrimentos, no Concelho de Belmonte, Portugal. Participou dos Salões de Artes Visuais da Bahia, realizados pela FUNCEB, Fundação Cultural do Estado da Bahia, tendo obra premiada em 2013/14 (Performance/video/teatro). Integrou exposições coletivas no MAM/BA e Museu do Zêzere, Portugal e realizou exposições individuais de fotografias, pinturas e esculturas, com temáticas voltadas para questões sociais e religiões de Matrizes Africanas.
PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO: IMAGINA! CINEMA, TERRITÓRIO, EDUCAÇÃO
Domingo, 27/11, às 15h. Duração: 2h.
Local: Colégio Estadual Drº Antônio Ricaldi
Resumo: Neste livro, estudantes e docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia compartilham vivências e reflexões a partir de quatro anos de experiências desenvolvidas no âmbito do programa de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual. A coletânea reúne artigos, relatos e resenhas críticas, que buscam um diálogo entre cinema, educação e o território sul baiano. Ao longo da leitura, convidamos leitores e leitoras a se aprofundarem um pouco mais no pensamento sobre a experiência cinematográfica – não apenas aquela experimentada nas tradicionais salas de exibição, mas especialmente aquela vivida na universidade, nas escolas, nos espaços culturais, nas aldeias, nas ruas das cidades. Trata-se de um convite à partilha do cinema.
Convidados/as:

Augustin de Tugny é professor adjunto do Bacharelado Interdisciplinar em Artes do Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB. Arquiteto de Interiores de formação com mestrado em Arquitetura e doutorado em Artes, ambos na UFMG, seus campos de atuação passam pelo design de interiores, de mobiliário e objetos, pela cenografia de exposição e de palco, pela pesquisa nos domínios das artes visuais, do vestuário, do artesanato e das artes dos povos originários. Contato: atugny.ufsb@gmail.com.

Cristiane da Silveira Lima é professora adjunta da UFSB e coordenadora geral do programa de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual (CFAC/UFSB). Doutora em Comunicação Social (UFMG), com estágio doutoral realizado na Université de Montréal (Québèc, Canadá). Pesquisadora vinculada à SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. É graduada em Radialismo com formação complementar livre em Música e atuou como intérprete em diferentes projetos dedicados à música popular e à canção infantil. Contato: crislima@csc.ufsb.edu.br.

Clarissa Santos é professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro). Possui Mestrado em Artes Visuais pela UDESC, na Especialização em Artes Híbridas pela UTFPR, Bacharelado em Arte e Mídia pela UFCG e Licenciatura em Artes Visuais pelo Claretiano. Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de Formação de Professoras, Ensino de Artes e Artes Visuais. Contato: clarissa@csc.ufsb.edu.br.

Ariel dos Santos Vieira é estudante de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Suas Tecnologias, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Bolsista do programa de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual (Edital PROAF – 05/2021 – BAP). Multiartista, atriz na companhia Cássio Borges de Teatro e vencedora do Festival de Curtas Campos do Jordão na categoria Melhor Curta Regional com a videoarte Me fiz poesia. Contato ariel.vieira@gfe.ufsb.edu.br.

Joana Brandão é professora no Instituto de Artes, Humanidades e Ciências (IHAC) do Campus Paulo Freire, na Universidade Federal do Sul da Bahia. É doutoranda em estudos de gênero e feminismo na Universidade Federal da Bahia, bacharel em Comunicação com Habilitação em Jornalismo (FACOM/UFBA), e mestre em jornalismo (POSJOR/UFSC). Nos anos 2018 e 2019, foi pesquisadora visitante no Departamento de Antropologia da Universidade de Nova York (EUA). Como cineasta, dirigiu três curta-documentários, tendo recebido o prêmio Marsh Short Film Prize (2021), do festival de cinema etnográfico do Royal Anthropological Institute (RAI) da Inglaterra. Contato: joana.brandao@gfe.ufsb.edu.br.

Sérgio Cerqueda é professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no Campus Sosígenes Costa. É Doutor em Letras e Linguística pela UFBA e realizou estágio pós-doutoral no Institut de la recherche scientifique du Québec (INRS) – Centre Urbanisation, Culture, Société na área de sociologia da cultura. Tem experiência em Letras e Artes, com ênfase em Ensino de Línguas, Estudos Fílmicos, Interculturalidade e Formação de Professores. Atua como docente nas Licenciaturas Interdisciplinares do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do CSC e em cursos do Centro de Formação em Artes e Comunicação. É membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (UFSB). Contato: sergio.cerqueda@csc.ufsb.edu.br.

Diego Casemiro é Bacharel em Humanidades e Graduando em Direito pelo Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS), do Campus Sosígenes Costa, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atua como bolsista de Iniciação Científica desde 2019 nesta universidade, onde executou os planos de trabalho “Múltiplas narrativas: concepções de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Meio Ambiente dentre servidores públicos municipais de Porto Seguro – Bahia” (2019 – FAPESB) e “Termos e condições e políticas de cookies e de privacidade em jogo virtual: apontamentos (n)etnográficos” (2020 – UFSB), além do mais recente “Mulheres gamers nas plataformas de streaming: profissionalização, performance e estruturas” (em andamento – UFSB). É também integrante dos grupos de pesquisa em Direitos, Pessoas e Tecnologias (DIRPET/CNPq – UFSB) e Gênero, Trabalho e Desigualdade (GTD/PRUNART – UFMG), além de voluntário do programa de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual (CFAC/UFSB). Contato: diego.casemiro@csc.ufsb.edu.br.

Ariane Stolfi é arquiteta, designer, programadora, musicista e professora, e transita por várias linguagens e disciplinas. Doutora em Sonologia pelo departamento de Música da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Mestre em Arquitetura e Design (FAU-USP), pesquisa interfaces interativas em tecnologias web, atualmente na Universidade Federal do Sul da Bahia. Foi pesquisadora visitante no Centre for Digital Music (Queen Mary University of London) e participou de diversos festivais e eventos como: Festival de Música Nova, Digitália, SHA, Submidialogias, DIS Experimental, ¿Música?, Virada Cultural, Bigorna, Improvise!, Circuito de Improvisação Livre, Amostra Sonora, Áudio Insurgência, Tecnoxamanismo, CMMR, Web Audio Conference, Audio Mostly, UbiMus e NIME. Contato: arianestolfi@gmail.com.