Oficinas

ATIVIDADES FORMATIVAS – OFICINAS

OFICINA 1 – Dia 10/09 (quarta-feira), de 9h às 12h e de 14h às 17h, com continuação no dia 11/09 (quinta-feira), de 9h às 12h.

Título: Oficina de Departamento de Direção

Ministrante: Jaime dos Santos Guimarães

Mini-bio: Jaime dos Santos Guimarães é um realizador audiovisual e montador de Campina Grande -PB. É formado em Jornalismo pela UEPB e Especialista em Cinema e Audiovisual pela UNICORP. Desde 2010, trabalha com audiovisual, onde se especializou em direção e montagem. Dirigiu os curtas Concreto (2011), A Alma das Ruas (2013), Pranto (2019), Abrição de Portas (2022); e realizou o longa Cordelina (2022), selecionado no Festival de Brasília e premiado no Fest Aruanda. É o responsável legal pela Tronxo Filmes, produtora em atuação desde 2019. Desde 2022, realiza o Muído – Festival de Cinema de Campina Grande, tendo já realizado 4 edições do festival.

Sinopse: A oficina abordará o trabalho empregado em torno do departamento de direção em uma produção cinematográfica. Quais são os processos? Que ferramentas e documentos são necessários? Como organizar o coração e a cabeça pensante de um filme? Como o departamento de direção se comunica com os demais setores? O que fazem o diretor, o continuísta e os assistentes de direção? Questões a serem discutidas com exemplos práticos, exibição de filmes e exercícios.

Carga horária: 9h
Número de vagas: 15 vagas. 
*Atividade com inscrições prévias

OFICINA 2 – Dia 11/09 (quinta-feira), de 14h às 17h, com continuação no dia 12/09 (sexta-feira), de 9h às 12h e 14h às 17h.

Título: Comunicação Popular: Perspectivas de Atuação

Ministrante: Jheyds Kann 

Mini-bio: Jheyds Kann é cineasta, músico, produtor cultural e audiovisual, educomunicador, ator, escritor e muito mais. Licenciado em História e Especialista em Educação do Campo, atua através do NUPOMAR – Núcleo de Pesquisa, Mídias e Arte, com formação territorial de comunicadores, além de desenvolver diversas outras iniciativas, como os Coletivos BEAT_ZADA e Buranhém, com atuação cultural no Sul e Extremo Sul da Bahia. É militante do MLT – Movimento de Luta pela Terra e constrói a Teia dos Povos, articulação Preta, Indígena e Popular.

Sinopse: O que é comunicação popular? Como atuar pela Comunicação Popular?; De onde vem os comunicadores populares?; Comunicação Popular e autonomia radical dos povos (pelo direito de existir); O caso Baixa Verde; A oficina busca exemplificar como a Comunicação Popular se relaciona com as múltiplas formas de atuação para sobrevivência de povos e comunidades tradicionais, partindo da experiência do oficineiro de mais de 30 anos vivendo sob a condição de acampado.

Carga horária: 9h
Número de vagas: 25 vagas.
*Atividade com inscrições prévias

>>>

INSCRIÇÕES VIA FORMULÁRIO ONLINE A PARTIR DO DIA 25/08/2025

As vagas das oficinas serão preenchidas por ordem de inscrição, com reserva de vagas para realizadores/as que tiveram seus filmes selecionados para sexta edição do F.EST.A, para professores/as do CEEP 2 de Julho e estudantes vinculados/as à equipe do Imagina!

Link para o formulário: https://forms.gle/5D2vQsH1HDoAncLb6

Atenção! O deslocamento até o SESC é de responsabilidade dos/as inscritos/as. A emissão dos certificados está condicionada à participação nos dois dias da oficina escolhida.