
CINEMA DE ANIMAÇÃO
Sexta, 25/11, às 9h. Duração: 3h.
Inscrições: esta oficina será oferecida apenas para estudantes da Escola Indígena de Coroa Vermelha.
Ementa: Apresentação e experimentação de três técnicas de animação tradicional (massinha, recortes e desenho). As/os participantes irão produzir pequenos curtas nas três técnicas apresentadas.
Ministrantes: O “Coletivo ÌTÀN: Cinema Negro de Animação” é protagonizado por pessoas pretas que produzem animações com conteúdos ligados a sua ancestralidade e participam do contar histórias de povos tradicionais incluindo a tecnologia da animação. Atualmente integram o coletivo Erlane Rosa, Filip Couto, Jhonatan Almeida, MAROON, Nay Moura e Pâmela Peregrino.
Local: Escola Indígena de Coroa Vermelha.

AUDIOVISUAL E MEMÓRIA: EXPERIMENTANDO OUVIR E VER!
Sábado, 26/11, às 9h. Duração: 3h.
Inscrições: para participar, acesse o Formulário de Inscrição
Ementa: Um momento para nos sensibilizar sobre a importância da memória nos processos de perpetuação de nossa tradições e histórias individuais e coletiva e de como catalizar esses momentos em audiovisual.

Ministrante: Alcyone Gilberto de Brito Vieira é Professor de História e Pedagogo, especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas educativas/FNSL e mestre em Relações Étnico Raciais/PPGER/UFSB. Arte Educador da rede municipal de ensino de Porto Seguro, e também da Faculdade Nossa Senhora de Lurdes, há algumas décadas.

PRODUÇÃO EXECUTIVA E PRODUÇÃO DE SET: DUAS FACES DA ORGANIZAÇÃO E DA CORRERIA NO AUDIOVISUAL
Sábado, 26/11, às 9h. Duração: 3h.
Inscrições: para participar, acesse o Formulário de Inscrição
Ementa: A oficina tem como objetivo abordar as diferentes atuações da equipe de produção em filmes de baixo custo, com especial enfoque nas funções de produção executiva e produção de set. A partir de experiências prévias serão abordados: 1) o trabalho da produção executiva e da produção de set em filmes com baixo orçamento; 2) do orçamento à prestação de contas: dicas de planejamentos e documentações necessárias; 3) a necessidade e capacidade de improvisar diante das situações e 4) experiência prática de criação de um orçamento e uma ordem do dia.

Ministrante: Clarissa Santos é professora assistente da UFSB, membra das equipes realizadoras do F.EST.A – Festival Estudantil de Audiovisual e do MUÍDO – Festival de Cinema de Campina Grande, atuou como Produção Executiva e Direção de Produção nos filmes Abrição de Portas (2022), Cordelina (2022) e Debaixo do Arvoredo (2021) e na Produção de set do filme Não existe pôr do sol (2021).