Os filmes selecionados para esta sessão serão exibidos na sexta, dia 06/10, a partir das 19h, no Colégio Estadual Drº Antônio Ricaldi. Para conferir a toda a programação resumida, clique aqui.
Conheça a sessão na íntegra:
Morro Redondo: Práticas e Saberes Tradicionais (Samuel Anjos dos Santos, 20min, Documentário, IFBA-Seabra)
Sinopse: O documentário tem o objetivo de mostrar a riqueza e as origens da comunidade quilombola de Morro Redondo, Seabra, BA. Ele busca expressar a importância de sempre valorizar nossas raízes e memórias, as quais não devem ser esquecidas ou silenciadas. As memórias de um povo que tem muito a compartilhar. O grande desafio é não deixar a cultura acabar, pois antigamente a comunidade tinha muitas pessoas, mas hoje em dia diminuiu devido à necessidade. Muitos saíram em busca de uma vida melhor. Atualmente, alguns retornam à comunidade apenas para rever a família, enquanto outros não retornam mais.
Ficha Técnica:
Direção, produção e roteiro: Joene Xavier Barbosa
Montagem e roteiro: Samuel Anjos dos Santos
Fotografia: Iago Aquino
Colaboradoras: Raianny Silva e Artemisia Marques
Dagmar Muniz, a ceramista de Belmonte (Kaio Souza de Oliveira, 5min, Colégio Estadual Polivalente de Belmonte)
Sinopse: Este documentário apresenta a vida e a obra da ceramista belmontense Dagmar Muniz, conhecida como “filha do barro” e admirada internacionalmente pela incrível habilidade de transformar barro em arte.
Ficha Técnica:
Equipe: Kaio Souza, Kauê Martins, Laisla Oliveira, Shayenne, Letícia Santana, Kauê Medeiros, Kauã Reis
Minha avó (Jessica de Jesus Teixeira Dias, 7min, Documentário, UESB)
Sinopse: Uma neta narra as memórias da infância que teve com a sua enquanto vemos imagens do presente onde a narração vai costurando o passado com o presente.
Ficha Técnica:
Direção: Jessica Dias
Roteiro: Marcelle Khouri e Jessica Dias
Produção: Mariana Oliveira Salamargo e Paulo Eduardo Magalhães
Edição: Jam Amorim
Vô Miguel (Arno Bukanowsky, 1 min, Experimental, UESB)
Sinopse: Vô Miguel, faz parte da série 1 Minuto de Memória. São vídeos curtos, frutos de um experimento de audiovisual do curso de Cinema da UESB. Nele é apresentado meu Vô Miguel, através de uma fotografia, de quando tinha 40 anos de idade, e uma carta que ele escrevera para a minha mãe em 3 de março de 1990, às vésperas do seu 90º aniversário. Ele nos deixaria dois anos depois.
Ficha Técnica:
Produção e Direção: Arno Bukanowsky
Chama maré (Bianca Silva da Vitória, 8min, Experimental, UFSB)
Sinopse: Dentro do Cinema diaspórico eu me encontrei, também tenho uma cosmovisão para a criação de uma videoarte. A proposta foi de um processo criativo, performei com a história dos meus ancestrais que foram escravizados e mortos em uma travessia por meio de tumbeiros, trago elementos como a capoeira e o contato com a terra e o mar. o filme foi gravado em Cariava que faz parte de Porto Seguro Bahia, com Rio, Mar e Capoeira.
Ficha Técnica:
Performance: Bianca Silva da Vitória Direção
Trilha Sonora: Bianca Vitória
Filmagem: Dany Font
Poema: Bianca Vitória
Lugar Comum (Talvezlola, 3min, Animação, UFSB)
Sinopse: A obra, em formato de vídeo, foi elaborada pelo grupo durante um componente da formação geral em Artes e Humanidades da Universidade Federal do Sul da Bahia. A partir de exercícios realizados em sala de aula, foram selecionadas palavras relacionadas ao lugar de viver de cada integrante. A obra traduz o que vemos, ouvimos e sentimos no nosso lugar, o lugar que habitamos, único para cada um. Para a montagem da obra, procuramos homenagear a autora baiana Mariana Paim através da leitura de trechos de um de seus poemas e com o nome da obra, “Lugar Comum”, título do seu livro publicado em 2021. O uso do poema foi devidamente autorizado pela autora.
Ficha Técnica:
Animação: Heloisa Orselli “Talvezlola”
Voz: Raíssa Tamassia Côrtes
Voz: Êmydyô
Edição: Thais Hofman
Travessia (Breno Vinicius de Castro, 11min, Documentário, UFRB)
Sinopse: Paraná, Bahia e Minas Gerais se encontram na cidade de São Félix em busca de um sonho em comum, porém enfrentando desafios individuais. Breno, Bruno e Maria Clara compartilham seus medos, sonhos e sentimentos de suas travessias neste documentário.
Ficha Técnica:
Direção:Breno Castro
Fotografia: Breno Castro e Janderson Meneses
Entrevistados: Breno Castro, Bruno Assis e Maria Clara Siciliano
Edição e Montagem: Breno Castro
Assistente de Produção: Isabela Gomes
Pérola Rosé (Anna Luiza Avelar Leite, 3min, Experimental, UFSB)
Sinopse: Geni vive em uma cidade cruel e preconceituosa, onde ela é marginalizada e tratada com hostilidade devido à sua identidade de gênero. Ela enfrenta diariamente a transfobia e o desrespeito, suportando insultos e violência daqueles que se recusam a reconhecer sua verdadeira identidade.
Ficha Técnica:
Roteiro: Luíza Lois
Produção: Dailze Correia
Edição/Animação: Heloisa Orselli
Fotografia: Brenda Batista
Edição De Som: Savi
Atriz: Pérola Preta
Voz: Marcela Sabah
Você consegue me enxergar? (Vitor Pacheco, Juliana Ribeiro, Nayara Moura, Êmydyô Oliveira e Isabella Menezzes, 4min, Experimental, UFSB)
Sinopse: Filme carta produzido em componente curricular no ano de 2023, na universidade federal do sul da Bahia, no intuito de denunciar o descaso da universidade para com os discentes e enfatizar a necessidade de aquilombamento no percurso universitário.
Ficha Técnica:
Direção e finalização: Juliana Ribeiro
Direção artística e performática: Êmydyô
Sonorização: Nay Moura
Produção: Pachêco
Montagem: Isabella Menezes