Os filmes selecionados para esta sessão serão exibidos no dia 26/11, a partir das 18h30, no Colégio Estadual Drº Antônio Ricaldi. Para conferir a toda a programação resumida, clique aqui.
Conheça a sessão na íntegra:
CEGO_CIDADE (Kauan Oliveira, 10min, doc., UESB)
Sinopse: As imagens complementam o que sempre faltam nas palavras. As poesias complementam o que sempre está presente na cidade. Livremente inspirado na poesia Cidade City Cité, de Augusto de Campos.
Ficha técnica:
Direção, Roteiro, Montagem, Som, Fotografia: Kauan Oliveira
Poemas e Vozes: Lorena Durval, Gabriel Cardim, Vitória Maltez, Raisa Lima, Kauan Oliveira, Manuella Pedra, Letícia Mendes, Raquel Ferreira
Interiorizando a Cultura (Flora Benedito, 10min, anim., UFBA)
Sinopse: O curta propõe reflexões acerca preconceitos existentes no cenário brasileiro. É dividido em três bloco, que abordam o racismo, a homofobia e a intolerância religiosa. Utiliza de referências de pesquisadores das áreas, para entregar um resultado que cause comoção ao expectador, e crie interesse para que este procure saber mais sobre as causas, e se torne consciente sobre as temáticas.
Ficha técnica:
Direção, produção, edição e roteiro: Flora Benedito
Presa No Escorrer de Mim (Heloisa Orselli, 1min, anim., UFSB)
Sinopse: Presa No Escorrer de Mim é uma curta e potente animação que retrata, de forma subjetiva, a psique de uma mulher que sofreu abusos na infância. Assim, o audiovisual consegue, com varias junções de expressões artísticas, entrar na cabeça desta pessoa e mostrar o escorrer e as marcas da criança ferida que ainda vive lá dentro. Com isso, é possível vermos traços da intimidade forte e psicodélica que pode existir na mente de um ser machucado.
Ficha técnica:
Direção, roteiro e produção: Heloisa Orselli (talvezlola)
Trilha sonora: Matheus Quadros
O Mensageiro (Thais Hofman e Carol Freire, 10min, exp., UFSB)
Sinopse: O Mensageiro é a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, que transita e atravessa a temporalidade e a complexidade de nossos tempos, com um corpo marcado por sua narrativa, vivenciando as mazelas de nossa contemporaneidade. Do deslumbramento à marginalidade de uma realidade genocida. Considerada, hoje, o mais importante documento a respeito do Descobrimento do Brasil.
Ficha técnica:
Direção: Thais Hofman e Carol Freire
Roteiro: Carol Freire
Produção: Thais Hofman e Rômulo Laviola
Elenco: Carleone Filho
Narração: Edvaldo Ariano
Montagem: Christopher Eleto
Corpo e suas transformações (Michael Kellvyn, 4min, exp., UFSB)
Sinopse: A videoperformance “Corpo e suas Transformações” busca através da linguagem da dança e da poesia, suscitar novos olhares acerca do corpo e da poética da vida, partindo de estudos e pesquisas referentes ao ‘multinaturalismo’ presente na estética dos povos originários das Américas. Corpos múltiplos que se moldam em prol do zelo e crescimento de seu povo, pelo crescimento e cuidado para com sua terra-floresta-habitação. Seres que carregam em seus corpos, saberes e experiências milenares, que atravessam o tempo e através de seus ritos, os fazem perdurar até os dias atuais. Ritual como reafirmação de quem se é! Afinal, quando me refiro à “corpo”, o que você pensa?
Ficha técnica:
Direção, Edição, Filmagem e Performance: Michael Kellvyn
Assistente Geral: Myke Khauan
Texto: O QUE SIGNIFICA TORNAR-SE OUTRO? Xamanismo e Contato Interétnico na Amazônia, de Aparecida Vilaça (2000).
Desabrochar (Vica Portela, 11min, doc., UFBA)
Sinopse: Este filme-ensaio é uma autoanálise e reflexão da minha relação com meu próprio corpo e com a dança. A partir de uma aula, laboratório de corpo, que comecei a frequentar na faculdade de dança da UFBA, me deparo com algumas dificuldades e algumas identificações, principalmente com a minha colega Camila. A partir da minha identificação com Camila, começo a me envolver no processo da dança e me soltar das camadas que envolvem meu corpo.
Ficha técnica:
Roteiro, produção, montagem e direção: Vica Portela (Carolina Victoria)
Aluga-se (Bruno Grigati & Kauan Oliveira, 9min, ficção, UESB)
Sinopse: Jovem encontra quebra-cabeça em seu mais recente apartamento. A nova residência não será seu lar doce lar.
Ficha técnica:
Direção: Bruno Grigati & Kauan Oliveira
Roteiro e Fotografia: Bruno Grigati
Argumento, Montagem, Som, Arte: Kauan Oliveira
Elenco: Kauan Oliveira

Registro dos fatos antecedentes: a hora antes da hora da estrela (Lúcio Pedreira, 13min, exp., UFSB)
Como é o processo de criação de um artista? Existe forma certa ou errada? O que a obra e o seu processo tem a dizer sobre o artista que a cria? Registro dos fatos antecedentes: a hora antes da hora da estrela conta através da releitura da obra: A hora estrela, de Clarisse Lispector, como o personagem-autor Rodrigo S. M. constrói e escreve sobre a personagem Macabéa, passando por seus altos e baixos no seu processo de criação artística. Esse curta tem como objetivo mostrar como a literatura pode ter diversas versões de um mesmo fato, ou até mesmo dos fatos antes deles próprios.
Ficha técnica:
Roteiro, Direção, Produção, Câmera e Edição de sonoplastia: Lúcio Pedreira
Orientação e Edição da sonoplastia: Daniel Puig
Elenco: Pedro Lisbotto e Jéssica Andrade
Narrador: Lúcio Pedreira