EXPOSIÇÃO COLETIVA YBRYDA: RAIZ E TERRA – Mecanismos de Reinvenção, Retomada e Retensão Ancestral
De 11 a 13/09, quinta a sábado, de 9h às 21h30.
No Hall do SESC Porto Seguro.
Release:
No coração do extremo sul da Bahia, onde a Mata Atlântica encontra o mar em cantos de memória e resistência, surge Raiz e Terra, uma exposição de artes plásticas que reafirma a arte como território vivo de presença ancestral. A mostra reúne 10 obras de 5 artistas afroindígenas integrantes do Coletivo Ybryda, coletivo de artes visuais que atua na região costal do sul da Bahia, fortalecendo narrativas insurgentes e identidades plurais.
As obras atravessam suportes e linguagens diversas – pintura, escultura, instalação, objetos – mobilizando materiais como barro, argila, madeira, fibras naturais e pigmentos orgânicos. Mais do que meios, esses elementos são corpo e memória, constituindo gestos de resistência, cura e reinvenção. São obras que não pedem permissão para existir: elas emergem da necessidade urgente de dizer, de lembrar, de pertencer.
Cada obra é um gesto de retomada, cura e reinvenção – uma forma de manter viva a sabedoria dos povos afroindígenas em tempos de silenciamento e apagamento. Mais do que uma exposição, Raiz e Terra é uma travessia estética e política, onde arte, ancestralidade e território se entrelaçam. O público será convidado a experimentar outras formas de ver e escutar, numa imersão sensível nas linguagens que brotam da terra como vida em movimento.
Ficha técnica – Ybryda
Curadoria: êmydyô
Produção: Evelyn Emi Almeida
Realização: Coletivo Ybryda
Artistas: Roberta Reis; João Payayá; ianina; Jaqueline Silva Ferreira; Evelyn Emi Almeida.